|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
13/04/2011 |
Data da última atualização: |
14/04/2011 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
MENDES, C. I. C.; VENDRUSCULO, L. G.; ANDAKU, C. A.; MACEDO, D. H.; MORAES, M. A. S. de; DUARTE, V. C.; SARAIVA, A. M.; FREITAS, P. M. de. |
Afiliação: |
CASSIA ISABEL COSTA MENDES, CNPTIA; LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIA; CÉSAR AUGUSTO ANDAKU, Estagiário CNPTIA; Danilo Hererro Macedo, Estagiário CNPTIA; Matheus Augusto Souza de Moraes, Estagiário CNPTIA; Virgínia Costa Duarte, Softex Campinas; USP; PAULO MÁRCIO DE FREITAS, Consultoria e Desenvolvimentos de Sistemas/Associação TI, Viçosa, MG. |
Título: |
Panorama da oferta de software para o agronegócio: empresas e produtos. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2010. |
Páginas: |
48 p. il. |
Série: |
(Embrapa Informática Agropecuária. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 24). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo do trabalho é apresentar um panorama da oferta de software para o agronegócio, no Brasil, destacando as empresas privadas desenvolvedoras e/ou distribuidoras e os seus produtos. A metodologia consistiu numa pesquisa do tipo survey, coordenada pela Embrapa Informática Agropecuária, com a participação de diversas outras instituições, no segundo semestre de 2008, realizada em duas etapas: elaboração de questionário semiestruturado on-line e criação de banco de dados. No total, 124 empresas aceitaram participar da pesquisa. Os resultados indicam que 97% das empresas são de micro e pequeno porte e que há uma concentração geográfica (88%) nas regiões Sudeste e Sul. As principais barreiras apontadas pelas empresas para entrada no mercado foram a falta de mão-de-obra qualificada e o desconhecimento do mercado. Conclui-se que é necessário realizar ações coordenadas entre os agentes ? tais como instituições de pesquisa e ensino, empresas privadas, agências de fomento, incubadoras de empresas e associações setoriais ? para aumentar a oferta de software para o agronegócio, bem como fomentar a difusão de tecnologias da informação no setor rural. |
Palavras-Chave: |
Mercado de software; Software; Software market. |
Thesagro: |
Agronegócio; Tecnologia da Informação. |
Thesaurus Nal: |
Agribusiness; Information technology. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/32634/1/bp24-10.pdf
|
Marc: |
LEADER 02127nam a2200301 a 4500 001 1885804 005 2011-04-14 008 2010 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aMENDES, C. I. C. 245 $aPanorama da oferta de software para o agronegócio$bempresas e produtos.$h[electronic resource] 260 $aCampinas: Embrapa Informática Agropecuária$c2010 300 $a48 p. il. 490 $a(Embrapa Informática Agropecuária. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 24). 520 $aO objetivo do trabalho é apresentar um panorama da oferta de software para o agronegócio, no Brasil, destacando as empresas privadas desenvolvedoras e/ou distribuidoras e os seus produtos. A metodologia consistiu numa pesquisa do tipo survey, coordenada pela Embrapa Informática Agropecuária, com a participação de diversas outras instituições, no segundo semestre de 2008, realizada em duas etapas: elaboração de questionário semiestruturado on-line e criação de banco de dados. No total, 124 empresas aceitaram participar da pesquisa. Os resultados indicam que 97% das empresas são de micro e pequeno porte e que há uma concentração geográfica (88%) nas regiões Sudeste e Sul. As principais barreiras apontadas pelas empresas para entrada no mercado foram a falta de mão-de-obra qualificada e o desconhecimento do mercado. Conclui-se que é necessário realizar ações coordenadas entre os agentes ? tais como instituições de pesquisa e ensino, empresas privadas, agências de fomento, incubadoras de empresas e associações setoriais ? para aumentar a oferta de software para o agronegócio, bem como fomentar a difusão de tecnologias da informação no setor rural. 650 $aAgribusiness 650 $aInformation technology 650 $aAgronegócio 650 $aTecnologia da Informação 653 $aMercado de software 653 $aSoftware 653 $aSoftware market 700 1 $aVENDRUSCULO, L. G. 700 1 $aANDAKU, C. A. 700 1 $aMACEDO, D. H. 700 1 $aMORAES, M. A. S. de 700 1 $aDUARTE, V. C. 700 1 $aSARAIVA, A. M. 700 1 $aFREITAS, P. M. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 13 | |
7. | | SILVA, M. M. de A.; MEDEIROS, M. J. L. e.; ARAÚJO, S. DE S.; FELISMINO, D. de C.; CARVALHO, J. M. F. C. Indução de calos embriogênicos nas cultivares BRS Araripe e BRS Seridó no algodoeiro. Revista Caatinga, v. 23, n. 1, p. 34-39, jan./mar., 2010.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 4 |
Biblioteca(s): Embrapa Algodão. |
| |
Registros recuperados : 13 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|